Warning: Undefined array key "HTTP_ACCEPT_LANGUAGE" in /home/u346813256/domains/tofeliz.com.br/public_html/wp-content/plugins/quick-adsense-reloaded/includes/conditions.php on line 562

Warning: Undefined array key "HTTP_ACCEPT_LANGUAGE" in /home/u346813256/domains/tofeliz.com.br/public_html/wp-content/plugins/quick-adsense-reloaded/includes/conditions.php on line 562

Warning: Undefined array key "HTTP_ACCEPT_LANGUAGE" in /home/u346813256/domains/tofeliz.com.br/public_html/wp-content/plugins/quick-adsense-reloaded/includes/conditions.php on line 562

Passo 2 : A Fórmula da Felicidade


Warning: Undefined array key "HTTP_ACCEPT_LANGUAGE" in /home/u346813256/domains/tofeliz.com.br/public_html/wp-content/plugins/quick-adsense-reloaded/includes/conditions.php on line 562

Um dos assuntos mais interessantes e práticos que encontrei em minhas leituras é a fórmula da felicidade. Está fórmula é discutida em dois dos livros que lí, “The Happiness Hypothesis” e “Authentic Happiness”. Para quem se interessar e quiser prender mais sobre o assunto, recomendo o “Authentic Happiness” pois é onde o autor se aprofunda mais no tema.

A fórmula aparece através de uma série de experimentos da área de psicologia positiva. Não vou entrar em detalhes sobre os experimentos ou teria de escrever meu próprio livro. No entanto, de forma simplificada, o obesity da fórmula é o seguinte :

Felicidade = Genética + Virtudes + Contexto

A parte Genética, que é recebida de seus pais biológicos, infelizmente ou felizmente, representa apenas cerca de 15% da sua felicidade. O restante é dividido quase igualmente entre as suas virtudes e o contexto onde está inserido.

Assim, fica bastante claro que o ambiente externo é o maior responsável pelo seu nível geral de felicidade. Vamos começar pelo Contexto pois é mais simples de dar exemplos relacionados ao seu dia-a-dia.

O Contexto é o ambiente onde você vive, trabalha e interage com seus amigos e familiares. É bastante simples identificar algumas formas de aumentar o seu nível de felicidade alterando o contexto da sua vida. Aqui vão alguns exemplos:

  • Localização : Todo bom corretor de imóveis é craque neste ítem. Escolhendo bem a localização da sua casa, você pode diminuir a distância para o seu trabalho, diminuir sua exposição ao trânsito infernal das grandes cidades; escolher o home-office permite que você trabalhe de frente para a praia ou para as montanhas; aumentar o seu tempo com sua família e curtir mais os amigos.
  • Relacionamentos : Cultivar bons relacionamentos é crítico para aumentar seu nível de felicidade. Participar de times esportivos ou de agremiações amigáveis, tais como clubes de leitura, grupos de escoteiros, amigos do futebol, etc. é fundamental para criar um ambiente saudável. Tais associações trazem emoções diversas, fortalecem o senso de camaradagem, de pertencimento e afastam o sentimento de solidão e tristeza.
  • ‘Trabalho: Aparentemente, qualquer trabalho é válido. O importante é como a pessoa lida com seus afazeres do dia-a-dia. Nas pesquisas relacionadas ao trabalho, são definidas três categorias: Vocação, Carreira e ganha-pão. Qualquer trabalho pode ser classificado em uma destas categorias, dependendo de como a pessoa vê seu trabalho.
    • Ganha-Pão : Esta categoria não traz muita satisfação pessoal aos trabalhadores. Seria um tipo de trabalho que as pessoas realizam apenas para se sustentar até encontrar sua vocação. Muitas pessoas até ficam nesta realidade por muitos anos pois vêem o trabalho apenas como uma forma de manterem seu padrão de vida, suas atividades extras, tais como hobbies e viagens. Aqui seria enquadrado aquele médico que fica jogando paciência no celular enquanto os pacientes estão esperando em salas super lotadas; ou, aquele profissional do mercado financeiro que vende qualquer papel porcaria para seus clientes, apenas para garantir seu bônus de final de ano. Estar num trabalho desta categoria não é necessariamente ruim, desde que a pessoa tenha uma vida social e familiar que lhe permita viver uma vida feliz fora do trabalho. Claro, não vou discutir aqui de ética profissional, vamos focar apenas no nível de felicidade dos indivíduos.
    • Carreira Um bom plano de carreira mantêm as pessoas ocupadas e felizes. Quando uma pessoa busca uma carreira, ela trabalha antecipando um futuro melhor. Como existe um objetivo maior em jogo, tal como um cargo de chefia ou prêmio, as pessoas não se importam em trabalhar mais para terem melhores chances de galgar à posição almejada. Assim, empresas com habilidades humanísticas conseguem montar um ambiente de competição saudável de forma a tornar seus funcionários mais efetivos. Se bem feito, consegue deixar a empresa e os funcionários felizes.
    • Vocação: Aqui estão os trabalhadores mais felizes. Uma vocação permite que a pessoa use todas as suas habilidades principais diariamente, para trazer resultados que impactam toda a sociedade. Por exemplo: podemos ver um catador de lixo que se vê como uma peça fundamental para manter a cidade limpa e ajudar na preservação do meio-ambiente; ou, uma professora que se vê como a principal heroína, capaz de dar um futuro brilhante aos seus alunos. Nesta categoria, os profissionais costumam perder a noção de tempo, são mais produtivos e felizes.

Bom, a boa notícia aqui é que existe muita mobilidade entre estas categorias. Como disse, basta uma mudança de perspectiva para que um trabalho deixe de ser ganha-pão e torne-se uma vocação. O contrário também é verdade.

Para terminarmos a parte de Contexto, vale lembrar apenas que o Contexto é importante, mas ele é amenizado pelo fenômeno da acomodação. A Acomodação acontece quando a sua vida fica estável demais. Pode ser pra melhor ou pior, nos dois casos, o nível geral de felicidade pode oscilar significativamente para cima (ganhou na loteria ou acabou de se casar…) ou para baixo (sofreu a perda de um ente querido ou acabou de perder o emprego…) nas primeiras semanas ou meses, voltando ao seu nível médio de felicidade logo em seguida. Assume que você se acostuma ao seu novo contexto.

Agora vamos às Virtudes. Vou acabar criando um artigo para cada uma das virtudes mais adiante. Por agora, vamos apenas lista-las e dizer como foram catalogadas. Foi realizada uma pesquisa em diversos documentos advindos de diversas sociedades e organizações humanas em diferentes localidades e tempos históricos. Entre todos os documentos foram pegos apenas o que existia comum a todos. Embora algumas sociedades tivessem centenas de virtudes a mais do que outras, apenas estas seis foram encontradas em todas:

  • Sabedoria e conhecimento
  • Coragem
  • Amor e Humanidade
  • Justiça
  • Moderação
  • Espiritualidade e Transcendência

De forma geral, para aumentar o nível de felicidade, as pessoas precisam cultivar o maior número de virtudes possível. Em novos artigos, vou mostrar como fazer isso em detalhes. De forma geral, a idéia é buscar atividades nas quais estas virtudes possam ser exercidas. Se conseguir identificar quais são as suas virtudes mais desenvolvidas e focar nelas, é ainda melhor pois se torna algo mais natural e prazeroso.

Agora, um trecho do “Happiness Hipothesis” que concordo plenamente e é um bom complemento para esta listagem acima é o seguinte: A felicidade não é criada, ela nasce em um terreno fértil. A listagem de virtudes, contexto e genética representam o solo fértil. A felicidade não está em exercer e monitorar estes itens. A felicidade aparece quando você é convidado para discutir seu livro favorito com seu grupo de meditação. Ou, quando você participa de um jogo de futebol com os amigos no fim de semana. Ou, ainda quando você trabalha o fim de semana todo dando plantão no hospital e salva uma vida quando achava que estava tudo perdido.

Então, a fórmula da Felicidade é apenas um guia de como cultivar o terreno para que mais oportunidades de ser feliz apareçam na sua vida.

Deixe uma resposta