Passo 1: Por que ser Feliz ??

Bom, a idéia do #tofeliz é oferecer um conjunto de ferramentas para você responder a esta pergunta para você mesmo. Ou seja, cada pessoa tem seu próprio senso do que é ser feliz. Uma vez definida a resposta, vamos te mostrar como “medir” este sentimento e acompanhar sua evolução. Claro, sempre com o intuito de expandir seu nível de felicidade o máximo possível, com o passar do tempo.

Primeiro, por que é importante ser feliz?

Por que dedicar tempo e esforço para algo que é tão abstrato? Esta resposta vem do livro “Authentic Happiness: Using the New Positive Psychology to Realize Your Potential for Lasting Fulfillment” ( em português : “Felicidade autêntica: Use a psicologia positiva para alcançar todo seu potencial“, versão em Inglês ).

Barbara Fredickson, uma professora da universidade de Michigan, recebeu um prêmio por apresentar o melhor trabalho em Psicologia Positiva do ano 2000. No seu trabalho, ela estabeleceu diversos desafios, antes de cada desafio, um grupo de pessoas era estimulado com sentimentos positivos (ler revistas em quadrinhos, assistir vídeos engraçados, escutar musica feliz, etc.); o outro grupo recebia sentimentos infelizes (vídeos tristes, música de sofrência, etc.); e, o grupo final era o de base, onde as pessoas não tinham qualquer estímulo.

Os resultados foram incríveis. Ela conseguiu definir grupos de atividades em que pessoas felizes tem clara vantagem com relação às demais e, claro, atividades onde as pessoas felizes não se saem tão bem. Então, o ideal é encontrar o melhor humor pra cada situação.

Primeiro vamos falar de um caso onde a felicidade é um diferencial positivo. Você está aqui para ser feliz (se leu até agora, deve estar muito interessado 😁 ), então, em algum momento, você vai definir uma estratégia de como aumentar sua felicidade continuamente pelos próximos 6 meses (sim, vamos chegar lá, em mais alguns posts…). Então, você vai ter de pensar em suas Habilidades, Dificuldades, Ameaças e Oportunidades e montar uma tabelinha, mais ou menos como esta:

SWOTOportunidades
a. Muitas Ofertas de Trabalho
b. Muito Conteúdo sobre Felicidade disponível
Ameaças
a. Fazer muitas coisas ao mesmo tempo
b. Filha Adolescente
Forças
1. Focado
2. Tempo livre para projetos interessantes
3. Financeiramente estável
(1,b) Dedicar 1h por dia para aprender sobre felicidade
(2,a) Gerar conteúdo para o “tofeliz.com.br”
(3,b) Cuidado para não falir atendendo todas as vontades da filha
(a,1) Ser bastante seletivo quando a que projetos participar
Fraquezas
1. Introvertido
2. Sem muitos amigos
(1,b) Aprender o máximo possível sobre felicidade
(2,a) Escolher oportunidades de trabalho que permitam estabelecer relacionamentos interpessoais de qualidade
(1,a) Negar atividades que não estejam focadas no aumento do nível de felicidade atual
(2,b) Cultivar amizade com a filha sem ficar maluco
Exemplo de Tabela SWOT voltada para Felicidade

OK, não precisa se preocupar com os detalhes desta tabela neste momento. É uma tabela SWOT ( acrônimo em inglês para as palavras “Força”, “Fraqueza”, “Oportunidades” e “Ameaças). Por enquanto, basta saber que é uma ferramenta para elaboração de estratégias. Serve para visualizar características internas e externas, além de encontrar ações para mitigar ameaças e potencializar oportunidades. O cruzamento de cada linha indica uma ou mais ações para cada item das colunas e linhas principais.

Por exemplo, na célula do meio, temos : “(1,b) Dedicar 1h por dia para aprender sobre felicidade”, é uma ação direta, gerada a partir de uma força: “1.Focado” e uma Oportunidade : “b.Muito Conteúdo sobre Felicidade Disponível”. Ao se colocar luz no problema, 50% da solução aparece sozinha. Usei esta table para mostra que é uma atividade que requer criatividade. Você precisa imaginar o que é felicidade pra você, reconhecer suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. E, como se isso não fosse suficiente, tentar casar todos os elementos para propor ações. Não dá pra ser mais criativo que isso…

Então, as pesquisas da Dr. Barbara dizem que, se você for pra varanda, em um lugar com bastante sol, colocar uma música alegre de fundo e/ou passar alguns minutos assistindo vídeos engraçados no Instagram antes de começar a montar esta tabela, vai ter um trabalho muito mais fluido e com melhor resultado do que se estiver fazendo a mesma coisa fechado em um escritório, com roupas apertadas e escutando á uma rádio de notícias.

Agora, vamos ao outro lado, um situação em que felicidade demais acaba atrapalhando. Imagine que você tem um espaço de bem estar e precisa contratar profissionais para dar aulas de Yoga. Você recebe três currículos e precisa escolher, junto com seus sócios, um professor. Vai para o solário, coloca um mantra pra tocar, pega cada currículo e vai lendo em voz alta todas as qualidades listadas pelos candidatos. Algo como :

Nome : Hippie

“Passei 2 anos treinando Hatha Yoga com os mestres Indus em Bangalore”

“Voluntariei por 6 meses no Médico sem fronteiras em Israel”

“Criei uma nova técnica de Aromaterapia com resultados bastante promissores em pacientes com depressão”

Nome : Jobs

“Passei 3 anos na China, onde aprendi técnicas de Tai Chi Chuan”

“Recebi o prêmio de Professor de Yoga do ano de 2017 quando atuava em Rishikesh, na Índia”

“Organizo Retiros Motivacionais de alto nível para diversas empresas tais como Apple, Nubank e Google”

Nome : Hermógenes

“Professor de Yoga há 30 anos”

“Trouxe a Yoga para o Brasil”

“Diversos livros publicados sobre o assunto”

São todos candidatos fictícios. Dá pra ver que as experiência de todos são excelentes. Um melhor do que o outro! Temos exemplos de dedicação, disciplina, experiência, cuidado com o próximo, inovação, tudo que alguém poderia querer em um ser humano. Se você já tinha ficado feliz com o clima da reunião, lendo estas qualidades, ficou em êxtase 🤯.

Agora, quero ver se você e seus sócios conseguem escolher um dos candidatos!😳 Pessoas felizes acabam tendendo a ver sempre o lado positivo de tudo. Numa situação como esta, o mais provável é que a reunião dure a noite toda, os sócios vão acabar lembrando de cada aventura que tiveram desde a adolescência, vão comer queijos, tomar vinho, falar das próprias aventuras até a manhã seguinte. E, NÃO vão conseguir escolher um candidato. Na realidade, quando o foco está somente nas coisas boas é ativado no seu cérebro a área do “Ganha-Ganha”.

A felicidade é um indicador de que você está diante de uma oportunidade na qual não tem a chance de perder. Por um lado, é ótimo discutir o quão virtuosa uma pessoa pode ser quando comparada a outra. Seu cérebro entra em parafuso e pode ficar ali tagarelando por horas, sobre o quanto um é melhor do que outro, como foi legal quando vc fez algo parecido, etc. No entanto, sua capacidade de decisão fica comprometida. Como não tem jeito de você perder, você não consegue se decidir.

Num caso destes, para ser efetivo, seria melhor diminuir a empolgação, fazer a reunião em pé, com o ar condicionado desligado e tomando café amargo (supondo que você não gosta de café amargo😁). Deixe as qualidades de lado e dê uma olhadinha em suas falhas. Com certeza, a decisão sairá em minutos.

Chegar a conclusões como esta foi o que rendeu à Dr Barbara um prêmio de US$100.000,00.

Deixe uma resposta