Introdução
Já faz algum tempo que não posto nada aqui no blog, mas agora vou começar um novo projeto. Nos últimos meses, venho estudando Jacques Lacan. De longe, é uma das leituras mais desafiadoras que tive na psicanálise até o momento. No entanto, também foi a primeira que me mostrou uma luz no fim do túnel, apresentando uma forma de diagnóstico e tratamento. Ainda estou longe de chegar a uma conclusão sobre qual linha da psicanálise prefiro ou acho mais interessante e efetiva. Porém, devido às dificuldades que encontrei ao tentar entender Lacan, acredito que este projeto será valioso e poderá ajudar muitas pessoas.
A proposta aqui é elaborar o esqueleto do que, mais adiante, transformarei em um e-book. A ideia é estudar, mastigar e digerir os conceitos de psicanálise elaborados por Jacques Lacan. Segundo ele mesmo, seria uma “volta” a Freud, mas com uma abordagem tão importante que acabou ganhando vida própria e se tornando uma das linhas da psicanálise atual.
Acho que a maior dificuldade em entender Lacan é que ele era um médico que se tornou psicanalista, estudou muita filosofia e quis definir modelos “matemáticos/exatos” para suas teorias. Ele quis escrever sua teoria de uma forma tão cientificizada (se é que essa palavra existe 😁) que acabou complicando demais, sem necessidade. Então, a ideia é ler o que ele propôs, referenciar Freud quando necessário e descrever o que ele quis dizer — na minha visão. Incluirei alguns ajustes na parte algébrica e lógica para ajudar no entendimento.
Enquanto este e-book estiver aqui no #ToFeliz.com, deixarei a aba de comentários habilitada para que possam interagir comigo durante a escrita. Sintam-se à vontade para indicar qualquer erro ou item que precise de mais esclarecimento.
Em um belo “corte” lacaniano, vamos sair desta introdução agora e começar a discutir psicanálise. 😁😉